terça-feira, 27 de maio de 2014

ROTINA DAS CRIANÇAS



As crianças tem uma capacidade de aprendizado e absorção muito grande. 
Antes do nascimento do bebê, os pais e a casa já tem uma rotina estabelecida. É um erro achar que tudo e todos devem mudar em função da chegada do novo morador. A criança deve se adaptar a casa e a sua rotina e não o contrário. Claro que respeitando algumas lógicas, horário de adulto não é horário de criança.
Toda criança precisa de rotina. Ter hora para acordar, para comer, para fazer atividades, para ir na escola, para ler, para brincar e também para dormir. Tem algumas crianças que tem hora até para chorar. Fico com medo até de tocar no assunto. As minhas filhas tinham. E eu, como já sabia disso, quando chegava perto do horário chorava também pois, sabia que ia ter uma noite daquelas. Graças a Deus isso passa mas, a rotina e os horários não.
Aquelas mamães que acham que devem ser mais amigas do que mães e deixam o filho fazer o que quer na hora que quer acabam atrapalhando o seu desenvolvimento. Não é sadio, nem para a criança nem para a mãe.
Deixar o filho ir dormir a hora que quer ou por exaustão é um "crime", pois afeta toda a capacidade de desenvolvimento e aprendizado. A criança passa o dia a "meia fase". Não tem ânimo nem disposição para realizar simples tarefas do dia-a-dia.
Agora, se a criança tem regras, e sabe dos seus horários e das suas obrigações, ela se sentirá inclusive mais segura pois, sabe que seu dia e sua rotina estão programados.
E minhas amigas, criança precisa de atividade. Não adianta deixar a criança, por menor que ela seja, trancada dentro de casa o dia todo e querer que ela tenha uma linda noite de sono.



ALGUMAS DICAS PARA TER UMA NOITE TRANQUILA:


  1. Siga uma rotina, quando estiver chegando perto do horário de ir para a cama a criança vai saber e entender. Não adianta você mamãe, querer cada dia dar banho, comida e colocá-lo para dormir em horários diferentes. Siga a rotina.
  2. Sempre próximo a hora de dormir procure acalmar o ambiente, diminuindo o volume da televisão, a quantidade de luzes acesas e se preferir uma música suave para acalmar e diminuir o ritmo da criança;
  3. Para os menores, canções de ninar ajudam a relaxar e a entrar no clima do soninho;
  4. Para os maiores, procure sentar com eles e ler um livro;
  5. Massagens relaxantes (vou falar mais delas no próximo post), costumam ajudar bastante;
  6. Um paninho, cobertor ou bichinho de pelúcia ajudam a dar segurança e a lembrar da mãe e do lar;

Agora tem crianças que não dão nenhum tipo de trabalho. Dormem em qualquer lugar!!!



ATÉ A PRÓXIMA

Nenhum comentário:

Postar um comentário