segunda-feira, 12 de maio de 2014

CÓLICAS EM BEBÊ. CÓLICAS PARA QUÊ???


É difícil encontrar pais que não saibam o que é uma cólica, e todos eles têm uma pequena teoria sobre como resolver isso.
" Tente massagear a barriga, no sentido horário, com azeite aquecido", ou então, "coloque o bebê de barriga para baixo, em cima de um rolo de macarrão e o role até que os gases saiam", ainda "eu molho a chupeta do meu no FUNCHICÓRIA". Coitados dos pais. Coitados dos bebês.
As minhas três eram alérgicas a FUNCHICÓRIA. E demorou para eu perceber isso. Comecei a notar que choravam mais quando eu oferecia a elas. Associei...

Antes de qualquer diagnóstico, cheque o peso do bebê: o pequeno chorão pode estar com fome.
Bebês devem engordar, pelo menos, 160g por semana. Muitos bebês atingem até 200g. Se ele estiver engordando menos do que isso e está inquieto, nem pense em cólicas até que a questão da alimentação seja resolvida. Converse com o pediatra; você pode precisar complementar a alimentação.

"A CÓLICA PODE SER UMA RAZÃO SECUNDÁRIA PARA O COMPORTAMENTO INQUIETO, MAS A FOME É A PRIMEIRA COISA QUE DEVE SER VERIFICADA."

A cólica pode ser percebida pelo jeito que a criança se comporta. O bebê tem períodos prolongados de choro agoniado, levantando os joelhos, contorcendo o rosto e olhando para o mundo todo como se estivesse com uma terrível dor de barriga. Os movimentos do bebê são bruscos e erráticos, ele olha rapidamente para pontos do quarto, suas mãos fazem movimentos bruscos e se fecham no ar, e os seus gritos cortam o ar como uma faca.

Geralmente, o "problema" começa com quatro semanas. É nesse período que o bebê começa a descobrir as coisas em volta. Seu móbile, a janela, começa a olhar para tudo e para todos e, se dá conta que está em um ambiente completamente diferente daquele que ele estava acostumado: o útero. Ele percebe que saiu da sua zona de conforto. Pensa que são burros!!!!
Os bebês tem alguns meios para lidar com o desconforto:
  1. CHORANDO: Chorar geralmente ajuda a acalmar e desestressar mas, no caso dos bebês não funciona muito bem pois a família tenta de tudo para a criança parar de chorar estimulando mais a criança que chora mais;
  2. TENSÃO: os músculos do bebê ficam tensos. ele se contrai, chuta e geme.
  3. SUGAR COMO CONFORTO: sugar é uma boa forma de os bebês relaxarem, e eles sabem bem disso. Portanto ele começa a mamar, mamar e mamar. Isso pode acarretar outros tipos de problemas como excesso de lactose, refluxo e gases.
A situação só pode ser resolvida acalmando o bebê. Uma vez que a estimulação excessiva seja retirada e que o bebê se acalme, todos os efeitos superestimulativos irão desaparecer. Levar o bebê para um lugar calmo, neutro e sem excitação, pelo tempo que for preciso para que ele se acalme, vai interromper o ciclo vicioso.

As palavras em negrito são os diagnósticos errados, feitos enquanto tudo está acontecendo.


Todos os bebês são diferentes. Existem alguns que se acalmam desde o momento que nascem. Esses bebês podem ser levados para o trabalho e apresentados para centenas de pessoas e não se irritam. Mas muito bebês tem um limite; você precisa descobrir qual é o limite do seu e manter o nível abaixo disso.


ATÉ A PRÓXIMA



Nenhum comentário:

Postar um comentário